O kit de panelas que não pode faltar na sua casa
11 de março de 2016Talvez sua cozinha seja pequena demais para abrigar todos os tipos de panela. Mas não se engane: você precisará de pelo menos metade delas. Entenda a diferença entre os principais modelos e suas funções. Daí é só escolher aquelas que vão fazer a diferença no paladar da sua casa.
Panela Comum
Utensílio curinga, funciona tanto para frituras quanto para cozidos ou refogados. Funciona bem, mas há vários formatos mais eficientes para cada tipo de preparo.
Frigideira Rasa
Ideal para frituras que precisam de pouco óleo e alimentos que soltam pouca água. Vai fritar um ovo ou preparar uma farofa? Tá liberado!
Frigideira Funda
Indicada para frituras com imersão em óleo, como batata ou mandioquinha frita. Ao contrário da frigideira rasa, essa contém tampa e ajuda a soltar o líquido dos alimentos.
Panquequeira
Bem rasa, essa panela é específica para massas finas, como crepe, panqueca ou tapioca. Ou seja, use sempre no fogo baixo, ok?
Caçarola
Robusta, possui uma tampa e duas alças laterais. Perfeita para refogados, é muito usada no preparo de arroz, feijão e massas.
Espagueteira
Essa é a nossa preferida, afinal, toda espagueteira pede uma massa. Com ela você nunca mais perder macarrão na hora de escorrer. Também ajuda muito a preparar legumes cozidos.
Caldeirão
Para momentos de fartura, é maior que a caçarola e possui também duas alças. Indicada para preparo de feijoada, ensopados e caldos em geral.
Panela de pressão
Conhecidíssima pelo brasileiro, cozinha alimentos com muito mais rapidez, por comprimir o vapor e aumentar a temperatura e pressão mais rapidamente. Ideal para cozinhar feijão, batata, mandioca e grãos e raízes em geral.