Lasanha Emília Romana: receita de Rusty Marcellini + Alessandra Microni | Dia das Mães
Lista de Ingredientes
- LISTA DE INGREDIENTES
- 2 pacotes de Lasanha Direto Ao Forno Santa Amália 200 gramas
- Manteiga para untar o refratário
- 400 gramas de queijo parmesão ralado grosso na hora
- Ragu à bolonhesa (molho de carne moída de porco e boi
- 1 colher (sopa) de óleo
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola grande picada em cubinhos
- 1 cenoura grande picada em cubinhos
- 500 gramas de carne moída de boi (acém ou patinho) em temperatura ambiente
- 500 gramas de carne moída de porco (pernil) em temperatura ambiente
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- 1 xícara (chá) de leite integral
- ½ xícara (chá) de vinho branco seco
- ½ xícara (chá) de vinho tinto seco
- 1 lata pequena (400 gramas) de tomate pelati
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate
- 1 folha de louro
- 90 gramas de manteiga sem sal
- 60 gramas (1/3 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 litro de leite integral
- Sal a gosto
- Noz moscada a gosto
- 1 folha de louro
Modo de Preparo
Alê Microni é mãe de três filhos: Laura, a caçula, Murilo, de 9 anos, e Miguel de 18. Mora em Santa Luzia e é bastante ativa nas redes sociais. Disse gostar de massas com molhos de carne e gratinadas ao forno, com bastante queijo.
Optei em agraciar a Alê com a receita da Lasanha Emília Romana, em homenagem à região italiana onde nasceu a legítima lasagna alla bolognese, na Itália. A massa utilizada será a “Lasanha Direto Ao Forno Santa Amália” e o recheio será feito de camadas de molho de carne moída de porco e boi e molho bechamel. Por cima, bastante queijo ralado para dar aquela gratinada e ter muita suculência.
Dicas de como cozinhar e preparar uma massa
– Não é necessário colocar óleo ou azeite na água de cozimento da massa. O que fará que a massa não grude é cozinhá-la em bastante água. A proporção de água para massa costuma ser de 10 por 1. Ou seja, para cada 500 gramas de massa, deve-se ferver 5 litros de água.
– A água em que a massa será cozida deve ser sempre bem salgada. Coloque sal grosso quando ela estiver fervendo e vá provando até que esteja com o sabor de água do mar.
– Geralmente, uma caixa de 500 gramas de massa satisfaz, em média, seis pessoas como prato principal.
– A água do cozimento da massa não deve ser jogada fora, pois pode ser usada para “afinar” o molho. Assim, o ideal é retirar a massa cozida da panela com uma pinça, um garfo comprido, ou utilizar uma cesta de cozimento. Ou então, retira parte da água do cozimento com uma concha, reserve-a, e então escorra a massa.
– A massa deve ser colocada na panela apenas quando a água estiver já salgada e fervendo.
– Durante o cozimento da massa, mexê-la ocasionalmente com um garfo ou uma pinça.
– Para saber o ponto de cozimento da massa, vá provando durante o cozimento. Lembre que o macarrão continuará cozinhando por mais alguns minutos no próprio molho.
– A massa deverá sempre ir à frigideira (ou à panela) onde está o molho. Jamais simplesmente jogue o molho pronto sobre a massa. É o ato de envolver o molho na massa na panela que dará sabor e uniformidade ao prato. Portanto, dedique-se a esta etapa da receita. Envolva cada pedacinho de massa em molho, mexendo-a para lá e para cá, de baixo para cima, de um lado para outro. Se o líquido estiver secado, não hesite em juntar uma concha da água do cozimento, “afinando” o molho.
Modo de preparo
Ragu à bolonhesa
Em uma panela, colocar o óleo e a manteiga. Refogar a cebola e a cenoura por cerca de 10 minutos em fogo médio. Em pequenas quantidades, ir juntando as carnes moídas de porco e boi. Quando toda a carne tiver ganhado cor e perdido toda a água, juntar o leite. Quando todo ele evaporar, juntar os vinhos branco e tinto, o tomate pelati, o extrato de tomate e a folha de louro. Juntar uma pitada generosa de sal e pimenta do reino a gosto. Misturar. Tampar a panela e abaixar o fogo para chama baixa. Deixar cozinhar por cerca de 1 hora, mexendo ocasionalmente. Caso necessário (ou seja, todo o líquido estiver evaporado), juntar ½ xícara (chá) de água. Provar para checar o sal e, se necessário, juntar um bocadinho a mais. Reservar.
Molho Béchamel:
Ferver o leite com a folha de louro. Enquanto isso, em uma outra panela, colocar a manteiga e ligar o fogo. Quando ela começar a espumar, juntar a farinha de trigo e misturar bem. Antes da farinha começar a escurecer, juntar, de pouco em pouco, o leite quente (a folha de louro pode ser descartada). Mexer sem parar. Depois de ter juntado todo o leite, misturar por dois minutos em fogo baixo até dar uma engrossada. Juntar sal e noz moscada a gosto. Reservar.
Montagem
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Untar um refratário (um pirex) com manteiga. Depois, espalhar uma camada fina de bechamel. Por cima, colocar as tiras da massa de lasanha direto ao forno Santa Amália. Por cima dela, espalhar parte do ragu previamente aquecido e, por cima deste, um pouco de bechamel e, depois, um pouco de queijo ralado. (OBS. Esta camada de ragu, bechamel e queijo tem que ser fina, suave. Se for em grande quantidade, ninguém sentirá o sabor da massa). Repetir o processo até ter, pelo menos, sete camadas de massa (terá uma altura de 5 ou 6 cms). Finalizar com o molho bechamel e uma camada generosa de queijo ralado.
Levar ao forno por 20 minutos para assar e gratinar o queijo. Antes de servir, deixar a lasanha descansar por 8 a 10 minutos. Bom apetite!