Posts

ARQUIVOS


TAGS


5 brincadeiras para tirar os filhos do sofá

Descubra maneiras para divertir a criançada durante as férias

O período das folgas estão aí e as crianças estão cheias de energia. Talvez você queira um pouco de descanso, então o melhor a fazer é levar os pequenos para uma Colônia de Férias. Mas nem sempre encontramos um lugar ideal ou temos dinheiro para pagar. Estamos aqui para estimular sua criatividade e tirar as crianças do celular: chame os coleguinhas, prepare os lanchinhos, muita água e corram para um parque ou campinho. A brincadeira vai começar!

Pegue o seu bloquinho e anote as dicas que vamos dar. As melhores brincadeiras para se fazer com as crianças nas férias são:

  • Pula-corda
  • Pique-esconde
  • Telefone sem fio
  • Cabo de guerra
  • Balão d’água

Abaixo, falaremos sobre cada um delas, com dicas especiais. Veja como é simples, divertido e barato!

 

Pular Corda:

A arte milenar de pular na hora certa, com a velocidade certa, não tem idade nem contraindicação. Estimula o ritmo, a memória e a socialização. E só precisa de 3 participantes e 1 corda para a brincadeira começar.

Dica especial do Santo Blog: não necessariamente é preciso ter duas pessoas batendo a corda. Você pode amarrar uma das pontas em um galho de árvore ou em qualquer estrutura bem fixa. Daí basta uma pessoa para mover a corda e outra para se divertir pulando muito.

Pique-Esconde:

Essa só não conhece quem já nasceu com smartphone. A regra é simples: um participante conta de 1 a 10, num poste ou virado para a parede, de olhos vendados , enquanto os outros se escondem. O participante precisa “encontrar” o maior número de pessoas escondidas e bater no poste antes delas. O primeiro a ser encontrado se torna o próximo a contar. O jogo estimula a concentração, a estratégia e a atenção, e deve acontecer em lugares com bastante esconderijos

Dica especial do Santo Blog: Crie uma regra do “salve todos”. O último a ser encontrado, se conseguir chegar ao ponto de contagem antes daquele que está procurando os amiguinhos e gritar “1, 2, 3 salve todos”, ele automaticamente salva todos que foram descobertos. Feito isso, aquela rodada acontece novamente com a mesma criança que abriu contagem.

Telefone Sem Fio:

Depois de muita correria e suor, uma brincadeira mais relax. Nessa não tem vencedores nem perdedores, mas muita risada. Quanto mais crianças participarem, mais divertido fica o jogo. Todos se posicionam lado a lado: a primeira criança cita uma frase em voz baixa para a criança ao lado, que deve repassar a mensagem que ouviu adiante. Por fim, a última criança declama a frase em voz alta, que invariavelmente é completamente diferente da frase inicial. O jogo segue até os pequenos recuperarem a energia para o próximo jogo.

Dica especial do Santo Blog: Aqui também está liberado para criar regras. E se a pessoa não entendeu nada do que foi dito em seu ouvido? Você pode estabelecer se pode haver uma ou duas repetições da frase por exemplo. A brincadeira pode ficar mais estimulante e ajuda a não perder o foco.

Cabo de Guerra:

 

Agora um jogo que mede a força e a concentração: Aqui, o número de participantes deve ser par, e a brincadeira deve acontecer em um lugar macio de cair, como um gramado, e espaçoso. Vence o time que conseguir “puxar” o oponente para seu lado usando apenas a força da corda. A brincadeira estimula o trabalho em equipe, a concentração e a competitividade saudável.

Dica especial do Santo Blog: Capriche na distribuição das crianças de cada lado. Lembre-se de fazer a divisão como se fosse uma balança para não haver desequilíbrio de força. Tenha um cuidado especial com quem vai ficar na frente e no final da fila. Eles serão os protagonistas. Opte por uma corda de textura macia para não machucar a mão dos pequenos.

 

Guerra de balão d’água:

Aqui é só festa! Para refrescar a garotada neste Verão, nada como uma batalha bem molhada. Encha vários balões de água e distribua-os em 2 times. Cada participante tem uma chance de atingir o time oponente. O importante é todo mundo se molhar e se divertir até cansar.

Dica especial do Santo Blog: Coloque sempre um pouco de ar nos balões. Isso dificulta que ele estoure com muita facilidade e pode fazer a brincadeira durar muito mais. Escolha um lugar bem aberto, afinal de contas a turma vai se molhar, mas também vai querer correr bastante para não ser alvo fácil.

Todas as brincadeiras são estimulantes e superbaratas de fazer. O mais importante é reunir todos os amiguinhos para uma tarde cheia de emoção e aventura. Com tanta diversão, uma coisa é garantida: seu filho vai chegar em casa feliz e não terá problema nenhum em dormir cedo. 😉