Posts

ARQUIVOS


TAGS


Menos tempo na cozinha – dicas práticas

Cozinhar é bom, mas com a correria da rotina a gente precisa ganhar tempo. Confira algumas práticas que vão te deixar mais ágil na cozinha e te fazer ganhar tempo.

1) Prepare a refeição do dia seguinte: faça porções caprichadas que rendam o jantar e o próximo almoço. No caso de macarrão, só adiantar o molho já basta, já que a massa fica pronta em alguns minutos e é bem mais saborosa fresquinha.

2) Pense antes de começar: separe o preparo em etapas, pois algumas delas gastam um tempo que pode ser aproveitado na própria receita. Por exemplo: se sua receita inclui 30 minutos de pressão na panela, use esse tempo para preparar a guarnição

3) Considere novos utensílios: alguns objetos simples e baratos bastam pra você economizar um bom tempo. Escorredor de macarrão, descascador de legumes, ralador de verduras e por aí vai. Confira se seus pratos podem ser feitos em menos tempo e se o (pequeno) investimento compensa.

4) Mantenha as facas afiadas: elas exigem manutenção. Tenha um afiador de facas em casa e afie-as pelo menos 1 vez por mês. Você vai ver como ganhará tempo e sentirá mais prazer em cada corte. Só lembre-se de ter cuidado.

5) Já ouviu falar do “Mise em Place”? É a técnica usada por cozinheiros que consiste em colocar sobre a mesa todos os ingredientes que serão usados. É uma prática simples, mas que ajuda muito na otimização do tempo de preparo.

6) Lave as louças durante o preparo: não espere a pia acumular de pratos, panelas e utensílios. Entre uma etapa e outra, vá lavando o que sujar. Você vai sentir um grande alívio no fim do processo. 🙂

Conhece outros truques para economizar o seu tempo? Conta pra gente!