VERÃO. Atenção redobrada pra curtir e aproveitar.
8 de janeiro de 2016O verão está de volta e com ele os velhos probleminhas (ou problemões) de sempre. Isso porque a radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer da pele e muitos outros malefícios.
Os cuidados com a pele devem ser redobrados e não podemos, em hipótese alguma, deixar a fotoproteção de lado.
Por isso, o Santo Blog de hoje coletou algumas dicas valiozérrimas pra você aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar a saúde em risco.
Abuse do chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois ambos retêm cerca de 90% da radiação UV. Tecidos sintéticos, como o nylon, retêm apenas 30%.
Outro objeto que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem cataratas e lesões à córnea.
Sandálias ou chinelos além de superconfortáveis, servem para que os pés não fiquem molhados de suor dentro do sapato.
O verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado várias vezes ao dia, e não somente nos momentos de lazer. E essa dica vai pra quem está “de férias” ou fica exposto ao sol durante o trabalho.
As loções pós-sol são ótimas para refrescar a pele após um dia de praia, piscina ou cachoeira, pois esses produtos hidratam, reparam e acalmam a pele danificada pelo sol.
Aumente a ingestão de líquidos e abuse da água, suco de frutas e da água de coco. É indicado beber cerca de 2 a 3 litros de água por dia para hidratar o corpo.
Todos os dias, aplique um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade de água na pele entre 10% a 30%.
Alguns alimentos podem ajudar na prevenção dos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenoides, substância que se deposita na pele e retém as radiações ultravioletas. Essa substância é encontrada nas frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha. Esse cuidado, além de saudável, permite um bronzeado que dura mais tempo e deixa a pele ainda mais bonita e hidratada.
No banho, use sabonetes compatíveis com o tipo de pele. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento. Dois banhos diários por dia devem ser suficientes para manter a pele devidamente limpa, livre do suor, mas se estiver muito quente, pode-se tomar mais banhos, mas é recomendado usar somente água, evitando o sabonete para não deixar a pele mais ressecada.
Evitar fazer tratamentos com laser e produtos químicos durante o verão; isso é importante porque estes tratamentos podem danificar a pele bronzeada e causar manchas difíceis de remover. A melhor época para fazer esses tratamentos é durante o outono e o inverno, quando a temperatura está mais amena e o sol menos forte.
Outro cuidado importante é fazer esfoliação da pele, principalmente no rosto e nos pés, uma vez por semana, para eliminar as células mortas e renovar a pele.
Para evitar a desidratação que pode surgir rapidamente provocando intensa dor de cabeça e boca seca, deve-se beber cerca de 2 a 3 litros de água por dia para hidratar o corpo. A água pode ser substituída por suco de fruta ou chá gelado, por exemplo, mas estes têm mais calorias e podem aumentar o peso, e por isso a água pura, e a água com gotinhas de limão são mais indicadas.
Evite o sol direto nas horas mais quentes do dia: entre as 10 e as 16 horas. Nesses horários há mais riscos para a saúde.
Fontes de referência:
http://www.tuasaude.com/10-dicas-de-cuidados-com-a-pele-no-verao/
http://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/