Posts

ARQUIVOS


TAGS


ZERO GLÚTEN: NUNCA VI NEM COMI EU SÓ OUÇO FALAR

Muitas vezes encontramos embalagens de alimentos com a informação “não contém glúten”. Você sabe o que é o glúten e por que alguns alimentos não o contém em seus ingredientes? O glúten é uma proteína encontrada em cultivos de ampla distribuição como trigo, aveia, centeio e cevada, além de estar no malte de cereais – esses alimentos fazem parte da composição de massas, pães, biscoitos, bolos, tortas, pizzas, molhos e temperos, de bebidas como cerveja e whisky, entre outros muito comuns na dieta diária.

Apesar de existirem poucas pesquisas a respeito do tema no Brasil, sabemos que boa parte da população tem alguma dificuldade com o glúten. A proteína pode não ser absorvida pelo organismo, causando distensão abdominal e desconforto, sendo também responsável por desacelerar o metabolismo, já que demora mais para ser processada. Pessoas com intolerância ao glúten, ou celíacos, não podem ingerir alimentos que contenham a substância, já que ela impede a correta absorção de nutrientes pelo intestino. Os portadores de sensibilidade ao glúten também precisam evitar ao máximo o seu consumo, mas os benefícios da dieta sem essa proteína podem ser percebidos por qualquer pessoa. É por isso que, sem ela, a tendência é desinchar e reduzir medidas. “Eliminar o glúten da dieta provoca a redução no grau de inflamação do organismo. Assim, o metabolismo volta a funcionar normalmente, o que promove a diminuição da retenção de líquidos, perda drástica e rápida de peso, correta absorção dos nutrientes pelo intestino e prevenção de doenças não transmissíveis, como a obesidade e complicações cardiovasculares”, diz a nutricionista Andréa Santa Rosa.

O que gerou um aumento na procura por alimentos sem glúten nas prateleiras é este melhor funcionamento do organismo quando longe da exposição ao alimento alergênico. Vale lembrar que a dieta sem glúten não é uma dieta com a finalidade de perda de peso, mas que sua retirada na dieta não causa prejuízos, já que não é um nutriente essencial para a saúde.

É por isso, e com o objetivo de diversificar nosso mercado e oferecer variedade e qualidade para todos os públicos, que a Santa Amália acaba de lançar a nova linha Zero Glúten: com massa feita à base de arroz, sem colesterol e fonte de vitamina A. Tudo produzido com o maior carinho em um ambiente totalmente exclusivo e livre da contaminação pelo glúten na produção da massa tradicional. Você vai ficar de fora dessa?

Experimente e conte pra gente o que você acha da nova onda “glúten free” 😉