Posts

ARQUIVOS


TAGS


12 fatos sobre o gorgonzola

 

  1. O queijo nasceu na cidade de Gorgonzola, Itália. Daí o nome.
  2. Ele foi criado por descuido de um queijeiro amador: após deixar uma quantidade de leite azedar, misturou-a a outra porção de leite fresco ainda quente, para que seu patrão não percebesse.
  3. A mistura dos leites, de diferentes temperaturas e aspectos, formou uma coalhada com bolhas de ar, que logo foram tomadas por um fungo azulado.
  4. Esse mofo se chama “penicilium roqueforti”, presente também no queijo Roquefort.
  5. A diferença entre os dois tipos de queijo é, basicamente, o tipo de leite. O segundo é feito com leite de ovelha.
  6. Hoje, o Gorgonzola é o terceiro mais consumido na Itália. No Brasil, devido ao preço, é usado apenas em receitas elaboradas.
  7. Seu sabor combina com torradas no azeite, massas em geral, mas também com frutas frescas, como pera ou maçã. Os italianos recomendam seu consumo com mel, pois provoca uma mistura inigualável de doce e picante.
  8. O ideal é retirá-lo da geladeira meia hora antes do consumo, para intensificar o sabor.
  9. Aliás, o sabor do gorgonzola fica mais intenso conforme o tempo vai passando. Se você comsumi-lo a partir de 40 dias após sua fabricação, vai perceber um sabor mais rico e uma textura ainda mais cremosa.
  10. Tome nota: as empresas colocam como data de fabricação o dia em que o queijo foi embalado, mas eles são produzidos geralmente 25 dias antes. Considere isso quando for fazer as contas e aproveite a degustação na data certa!
  11. Para conservar o queijo em casa, mantenha-o na geladeira envolto com papel filme.
  12. Na nossa última receita do Santa Amália em 1 minuto, o queijo se destaca especialmente no encontro com a pera e o bacon. Vale a pena experimentar. Você confere a receita AQUI.

    Bom apetite!

    shutterstock_350506346