Posts

ARQUIVOS


TAGS


5 FERRAMENTAS BÁSICAS PARA COMEÇAR A COZINHAR

Quando chega a hora que precisamos cozinhar sem a ajuda dos nossos pais bate uma dúvida que nunca pareceu tão difícil: o que preciso comprar? Facas, panelas, potes? O que não falta são equipamentos, hoje é possível encontrar uma gama muito grande de utensílios que proporcionam agilidade e praticidade na cozinha. Mas, antes de colocar a mão na massa, certos aparatos são indispensáveis para desempenhar alguma arte na cozinha (ou uma grande bagunça).

A parte mais complicada: existem milhares de modelos e preços. O importante é saber economizar nos utensílios certos pra poder investir em melhores facas, tábuas de corte, cortadores, panelas etc. A lista de equipamentos pode parecer infinita, porém hoje trazemos o essencial para um bom trabalho.

Atenção: dê preferência a utensílios de inox e evite o quanto puder objetos de madeira – a madeira é um material poroso, de difícil higienização e que favorece a proliferação de micro-organismos que podem contaminar seus alimentos. Uma alternativa ao inox em alguns dos itens pode ser o silicone e ou polipropileno, que é resistente, fácil de armazenar e de higienizar.

Sendo assim, foco no essencial! Ou seja: você não precisa de um milhão de facas e panelas, e muito menos de equipamentos caros e de utilidade duvidosa. São necessários produtos de qualidade que vão durar por um bom tempo e que sejam realmente úteis.

1. Faca – O item mais  utilizado da cozinha. Você precisa cortar, picar e aparar quase tudo! Uma boa faca de cozinha, quando bem cuidada, vai acompanhá-lo constantemente. Existem vários tamanhos, mas as de 6 e 8 polegadas são as mais usuais.

2. Tábua de corte – Nada de cortar os ingredientes na bancada ou dentro de prato – pode prejudicar sua faca. Não importa o material que escolher, se ficar escurecida de sujeira (leia-se: fungos), jogue fora e compre outra.

3. Frigideira – Escolha uma de aço inox – se tiver camada tripla melhor ainda, mas não precisa se atentar tanto a isso, ok? Sendo toda de metal a frigideira pode ir ao forno para terminar um prato, por exemplo, tornando as possibilidades praticamente infinitas. Escolha entre um diâmetro que fique entre 24cm e 26cm.

4. Panela – Tenha pelo menos uma panela grande, com pelo menos 4L de volume, e uma menor para preparar os acompanhamentos.

5. Colher – Colher de pau, espátula de silicone, similares… Você vai precisar de alguma coisa para mexer toda essa comida!

Pra facilitar a vida na cozinha é interessante sempre pensar no que vai ser usado, assim podemos calcular o menor trabalho possível pra evitar a famigerada pilha de louças sujas no final. E não precisa se preocupar, com o passar do tempo vem a prática e você descobre sozinho quais outros equipamentos devem ser adquiridos 😉