Posts

ARQUIVOS


TAGS


6 FORMAS DE APROVEITAR MELHOR OS ALIMENTOS

Para manter e estimular uma boa alimentação e vida saudável são necessárias mudanças nos hábitos alimentares, diminuir a ingestão de gordura, sal e açúcar e, também, um melhor aproveitamento das propriedades nutricionais dos alimentos, certo?

Evitar o desperdício é uma ação simples, que acontece dentro da nossa casa e só depende da gente. Saber utilizar todas as partes do alimento significa variar e enriquecer os pratos e, de bônus, economizar no orçamento!

• Comece não jogando fora os talos de couve, beterraba, brócolis e salsa! Eles contêm fibras e podem ser aproveitados em refogados, como no feijão e na sopa; podem enriquecer e temperar bolinhos, omeletes, refogados, farofa, carnes e saladas.

• Utilize a água do cozimento de verduras e legumes no preparo de outros alimentos, ela é rica em nutrientes, vitaminas e minerais, que podem ser aproveitados no cozimento do feijão, de sopas e risotos.

• A casca da abóbora pode ser cortada em tirinhas finas para fazer quiches ou massas de panqueca. As sementes podem ser tostadas e ingeridas como petisco.

• Com a casca da banana é possível fazer geleia, bolo, brigadeiro e farofa. Além do mais, ela tem mais vitamina C e o dobro de potássio do que a polpa da fruta.
Sobrou carne moída do almoço? Utilize para fazer croquetes, recheio de panqueca e bolo salgado.

• O pãozinho da manhã pode ser também o pão de amanhã, por meio de pudins, torradas, farinha de rosca e rabanada.

Mas, atenção! Para reaproveitar os alimentos, é necessário que não estejam estragados ou com prazos de validade vencidos. E, antes de serem usados, as cascas e talos precisam ser bem lavados em água corrente para remover os resíduos acumulados.