Posts

ARQUIVOS


TAGS


Férias? Leve as crianças pra cozinha!

Brincar é aprender e desenvolver habilidades. Para as crianças tudo pode ser lúdico, até mesmo preparar uma refeição. Esse período em que seu filho passa mais tempo em casa pode ser útil para ensiná-lo a se alimentar melhor e com mais prazer, além de se interessar mais por ingredientes mais difíceis e engolir – e isso começa pela consciência de como ingredientes viram uma refeição gostosa no final. Além disso, dominar a prática culinária oferece vantagens óbvias para seu filho quando ele crescer. Comece desde já!

Encare isso não como um obrigação, mas como um jogo. Enquanto vocês descobrem juntos como dar forma ao prato, o momento oferece uma aproximação deliciosa entre você e seu filho, coisa difícil de acontecer enquanto ensina a lição de casa, por exemplo.

Cozinhar com os filhos não tem idade. Aliás, tem sim. Confira o que é possível fazer em cada fase da infância e prepare o seu pequeno pra botar a mão na massa!

3 A 5 ANOS:
Nessa idade seu filho já pode misturar massa, empanar tiras de frango, lavar e montar saladas, fazer cremes simples para acompanhamento e até misturar ingredientes de uma sobremesa.

6 A 7 ANOS:
Nessa idade já dá pra preparar cupcakes, montar pizzas e polvilhar massas, além de tudo o que uma criança de 3 a 5 pode fazer.

ACIMA DE 8 ANOS:
Nessa idade a criança já pode aprender sobre facas. Comece com as de mesa, cortando pães, massas e alimentos simples. Outra coisa que você pode fazer é estimular a leitura, pedindo que ele leia uma receita enquanto vocês fazem, por exemplo. Não é recomendável que nenhuma criança trabalhe com fogo, exceto que você tenha certeza que ela já está pronta. Ainda assim, NUNCA DEIXE SEU FILHO SOZINHO durante o preparo que envolva fogo e objetos cortantes.

DICAS DE OURO:

#1 Ensine seu filho a lavar as mãos antes, durante e depois do preparo. E claro, dê o exemplo.
#2 Guarde todos os utensílios que não serão usados, pra que a criança aprenda melhor.
#3 Converse com o seu filho durante todo o preparo – sobre a receita e sobre qualquer outra coisa.