Posts

ARQUIVOS


TAGS


Macarrão: mitos e verdades

Massa é tudo de bom. Por isso mesmo, muitos mitos acabam virando verdade depois de um certo tempo.
Mas tudo bem:  estamos aqui pra tirar as suas dúvidas e mostrar no que acreditar pra valer. Confira:


Para cozinhar o macarrão, é melhor usar apenas água e sal.

Verdade
Para ter um macarrão soltinho e bem cozido, a quantidade de água usada é muito mais importante do que a presença de azeite. O ideal é que se use um litro para cada 100 g de massa. O sal pode ser adicionado com a água já fervendo. Também é importante mexer o macarrão dentro da panela durante o tempo de cozimento. Desligue o fogo pouco antes de ficar pronto, retire-o da panela e reserve ainda quente em uma tigela, acrescentando nele um pouco de azeite extravirgem, que ajuda na aderência do molho.


“Macarrão engorda e deve ser cortado do cardápio.

Mito
Esse mito existe porque o macarrão é fonte de carboidrato, que recentemente foi colocado como “vilão” da alimentação saudável. O organismo humano precisa de carboidrato para se manter saudável e com energia. O que faz mal é o excesso de calorias e a melhor forma de poupá-la é escolhendo bem o molho.
Quando consumido em porções adequadas e combinado com legumes, verduras e molhos mais leves, o macarrão não contribui para o ganho de peso. Inclusive ele pode ser um aliado na dieta, as versões integrais liberam energia gradativamente e saciam por mais tempo.

Massa ‘al Dente’ significa que a massa não está bem cozida.

Mito
Uma massa “al dente” é até mais fácil de ser digerida, pois o glúten retém os grânulos de amido e tornam sua digestão mais gradual. Além disso, o tempo de cozimento adequado preserva as características do alimento e evita a dispersão das propriedades nutricionais. Se a massa cozinha por muito tempo, há uma liberação progressiva de amido na água que fica turva. Uma massa cozida demais é pegajosa e difícil de digerir.

Zero glúten é mais saudável do que integral.

Depende
A linha Zero Glúten foi pensada, em primeiro lugar, nos celíacos (alérgicos ao glúten). A massa de arroz é menos calórica, mas também é menos nutritiva do que a integral. Por isso o que vale é a configuração da sua dieta. Ou seja: para saber o que é melhor pra você, consulte um nutricionista. De toda forma, vale lembrar: o consumo de glúten, de forma moderada, é importante pra manutenção da saúde.

O macarrão integral contribui para o melhor aproveitamento dos nutrientes, saciedade e garantia de um sistema digestivo mais saudável. O alimento ainda possui melhores quantidades de vitaminas do complexo B e minerais, se comparado à massa branca tradicional.

Deve-se lavar a massa depois de cozida.

 Mito
Lavar o macarrão em água fria para não grudar é errado, pois irá remover o amido que ajuda o molho a aderir melhor. Se quiser evitar que grude ao esfriar, escorra a massa e passe um pouco de azeite deixando-o esfriar naturalmente para que fique soltinho.