Posts

ARQUIVOS


TAGS


Massa + Vinho: o Guia de Harmonização

Em um jantar romântico não pode faltar vinho. Nem uma boa massa.
Por isso a gente te ajuda a impressionar aquela pessoa especial. Aprenda com a gente a harmonizar o paladar com as melhores combinações:
O segredo da combinação não está na massa, mas no molho. Enquanto molhos a base de tomate pedem um vinho mais encorpado, molhos brancos e queijos sugerem o sabor sutil de um bom vinho branco. Fique tranquilo, vamos deixar tudo mais fácil. Confira agora opções de prato e quais vinhos compõem bem a mesa:

 

Molho de tomate
Receitas que colocam o tomate como protagonista geralmente usam o italiano para o molho. Aquele espaguete suculento, alla “A Dama e o Vagabundo” cairá bem com vinhos de acidez mais alta, em especial os tintos italianos.

Carne Bovina
Um tagliatelle alla bolonhesa é bom. Uma lasanha de carne moída dispensa  apresentações. Se sua refeição tiver esse cheirinho, sua mesa precisará de um tinto mais encorpado. Sugerimos a linha Cabernet Sauvignon, que tem ótimos vinhos da Itália, França e até mesmo aqui do lado, na Argentina.

Aves
Carnes brancas, como frango ou pato, caem bem com um vinho branco seco. Um vinho tinto médio, suave, fermentado em madeira, também pode cair muito bem. Quanto mais forte o sabor da carne, mais intenso deve ser o sabor do vinho escolhido.

Molho Branco ou Gratinado
Receitas que levam molho branco ou evidenciam derivados de leite caem bem com um vinho mais encorpado, como o branco seco. Dê preferência àqueles com amadurecimento em barris de carvalho. Aqui vão três destaques para essa categoria: Chardonnay, Verdelho e Viognier.   

Sobremesa
Em um jantar como esses, romântico e cheio de requinte, não pode faltar a sobremesa , certo? O vinho não pode ficar de fora. Para essas ocasiões, escolha pelos mais doces, nada de vinho seco. Se for de tiramisu, affogato ou um fondant, cai bem um vinho Marsala, por exemplo. Chocolates pedem algo mais fortificado, como o vinho do Porto.

Vale lembrar que não há regras quando o assunto é paladar. Existem várias possibilidades de novas combinações, e nada é mais correto do que o próprio gosto. Mais importante do que a etiqueta ou a combinação correta é celebrar os bons momentos da vida. Bom apetite!