Posts

ARQUIVOS


TAGS


Meu filho não quer comer direito. E agora?

A hora da refeição é uma batalha para muitas mamães e papais. Por mais que inventem historinhas, brinquem de aviãozinho e façam milhares de promessas, as crianças não dão o braço a torcer, choram e se recusam a comer aquele prato feito com tanto amor e carinho. Perder o apetite é comum entre as crianças, sendo muitas vezes uma forma de chamar atenção dos pais. Mas é preciso estar atento e não deixar que isso se torne um hábito; afinal, você não quer que toda refeição seja uma tortura para a família.

Por isso, a gente trouxe algumas dicas pra você incentivar seu filho a comer melhor, experimentar novos alimentos e manter a harmonia na mesa:

1) Seja um exemplo para seu filho: comer bem e de um jeito saudável se aprende em casa e desde cedo! Não adianta querer que a criança coma várias frutas e legumes se a família só come fast food.
2) Controle os petiscos: às vezes o seu filho está sem apetite na hora da refeição por já ter comido besteiras mais cedo. Fique de olho e mantenha as guloseirmas fora do alcance das crianças.
3.)Comida NÃO pode ser moeda de troca: nada de prometer presentinhos ou fazer qualquer tipo de chantagem pra criança comer. Ela precisa ver a refeição como fonte de prazer.
4) Varie na forma de preparo: se seu filho não gostar de um alimento, tente prepará-la de outras formas. A criança precisa experimentar várias receitas e sua aceitação pode mudar pelo jeito como o alimento é preparado.
5) Sem distrações: nada de TV, vídeo game, celular ou tablet na hora das refeições. Esses atrativos distraem a criança, fazendo com que ela não veja o prazer no momento do preparo.
6) Torne o momento agradável: a criança só se sentirá à vontade para comer se os pais também estiverem. Aproveite o momento da refeição para conversar com o seu filho, perguntar sobre a escola e os amigos. Assim ele associará, aos poucos, que aquele é um momento de prazer e aproximação com a família.