Posts

ARQUIVOS


TAGS


OVO: AMIGO OU INIMIGO DA DIETA?

Durante muito tempo o ovo foi considerado um dos maiores vilões da dieta! Acreditava-se que deveria ser banido pois poderia causar aumento de colesterol e prejudicar nosso funcionamento cardíaco. Hoje, porém, esse conceito está sendo revisto. Especialistas afirmam que incluir o ovo na dieta traz mais benefícios que riscos. Principalmente para os atletas, pois ajuda a melhorar a disposição e a qualidade dos treinos.

Entre as vantagens do alimento estão a facilidade de ingestão e o grande número de possibilidades de preparo – em saladas, cozido, mexido ou como omelete. Na clara, por exemplo, está a vitamina B12, que combate o risco de deficiência de ferro. Ainda não deu pra te convencer? Quer saber mais vantagens?

  • O ovo possui nutrientes com ação antioxidante como os carotenóides, a vitamina A e E, o ácido fólico, o zinco, o magnésio e selênio. Esses nutrientes previnem o envelhecimento precoce.
  • A Colina, presente na gema do ovo, é muito importante para a função cerebral, mantendo a estrutura das membranas celulares. É um componente chave para a neurotransmissão, responsável por transmitir as “mensagens” do cérebro, através dos nervos, para os músculos. O consumo do alimento melhora, então, o desenvolvimento do cérebro e da memória, auxiliando também na concentração. –  para ninguém se esquecer onde deixou as chaves.
  • É um ótimo aliado no emagrecimento, isso porque é rico em proteínas, o que torna a digestão mais lenta, prolongando a sensação de saciedade e aumentando o gasto energético.
  • Saúde da visão: Luteina e Zeaxantina, dois antioxidantes encontrados no ovo, ajudam a prevenir a degeneração macular, que é a causa principal da cegueira dos idosos. Apesar de possuir quantidade pequena dos dois nutrientes, pesquisas demonstram que a luteína dos ovos é mais biodisponível que a luteína de outros alimentos.

Consumido na quantidade certa o ovo faz bem à nossa saúde, sim, mas fique de olho, o recomendado é que o consumo diário não ultrapasse 1 unidade! Que tal incluir esse poderoso alimento na sua dieta? Conta pra gente a forma como você associa o ovo nas suas alimentações, temos certeza que tudo fica mais gostoso 😉