Posts

ARQUIVOS


TAGS


Passo-a-passo: como limpar a sua geladeira.

Há quem diga que a cozinha é o cômodo mais importante de uma casa. De fato, trata-se de um espaço decisivo —  porque é a partir dali que rotinas e estilos de vida ganham sustento. Logo, o é ideal que dedique um pouco mais de atenção a ela, principalmente quando o assunto for a higiene.  Fogão, armários, pia e chão com certeza estão na lista mental de quem vai dar um bom trato na cozinha.  Saúde e bem-estar andam lado a lado nesse aspecto. E, afinal de contas, são esses os pontos mais visíveis, tanto para visitas como para aqueles que já são de casa. Mas, a geladeira, ah, a geladeira! Especialmente a parte de dentro. É só para os bem achegados. Vamos combinar: ela é testemunha e cúmplice (talvez nem tanto, né) dos nossos hábitos alimentares e, portanto, da forma com a qual lidamos com nosso vigor. E, do ponto de vista da limpeza, acredite, pode ser sintomático uma geladeira que não anda lá muito essas coisas, por assim dizer.  Então, hoje, a gente vai te ajudar a mantê-la limpinha — e o melhor: do jeito certo!

 

De quando em quando?

 

Quem cuida de casa, sabe: existem níveis de faxina, não é mesmo? E para dar um trato na geladeira, a regra segue a mesma. A limpezinha básica, da parte externa do eletro, pode ser realizada semanalmente, enquanto a revolução definitiva contra as sujeirinhas devem ser no mínimo quinzenais. Estamos falando, obviamente, de uma casa em que se mora mais de uma pessoa. Caso contrário, você pode adiar a revolução, no geral, para períodos mensais.

 

Epa, vamos com calma!

 

Nem todos os itens de limpeza especializados em cozinha são adequados à nossa querida geladeira. Por exemplo, não utilize escovas grossas ou palha de aço. Porque, imagine: você deixa a geladeira limpa, mas com superfícies danificadas. Então, ok, evite! Outro ponto de atenção é a escolha de substâncias abrasivas e de aromas fortes em seu refrigerador.  Há chances dessas substâncias interferirem na técnica do aparelho (no caso dos abrasivos) ou, quem sabe, influenciarem na durabilidade dos alimentos ali conservados.

 

Dito isso, agora é correr pro abraço.

 

Use uma esponja ou um pano macio, específico para a cozinha. Vale reforçar o cuidado com os panos tradicionais, eles às vezes se tornam bolsões de bactérias que não devem chegar nem perto dos alimentos que vão para a nossa mesa. Bom, é hora de começar umedecendo o paninho em uma solução de água e detergente neutro. Tenha um pensamento econômico quando utilizar o detergente, menos é mais nesse momento.

 

Comece por fora. Limpe a porta e as laterais da geladeira, sem se esquecer de remover o que sobrou do sabão logo em seguida. Isso impede a formação de manchas, use um outro paninho como aliado. Desligue o aparelho para remover a poeira do condensador com uma escovinha seca ou um espanador. Achou que dá muito trabalho? Sem problemas: a vida tá pedindo praticidade mesmo, considere um aspirador de pó. Mas, nunca, nunca (nunquinha!), use água no condensador!

 

A Revolução da Geladeira Limpinha – Parte II:

 

Deu show na etapa anterior? Então, parabéns, você passou para a próxima etapa desse desafio, que reafirma a busca pelo bem-estar. Antes de avançarmos, desligue a geladeira e tire todos os alimentos de lá. Uma dica legal é o uso de uma caixa térmica de isopor para conservá-los. Se houver gelo nas paredes do compartimento, espere e não use instrumentos pontiaguados para retirá-los. Agora estamos trabalhando no interior da geladeira. É de se esperar que esta etapa mereça um cuidado especial, né. Por isso não use baldes ou mangueiras — temos que ir com calma, lembra? As partes removíveis podem ser lavadas em água corrente, e seque bem direitinho item por item. De volta ao corpo do refrigerador, tenha em mãos o já bem citado Kit Revolução da Geladeira Limpinha: esponja, pano úmido e as gotinhas de detergente. Desfaça as manchas, os resíduos de alimentos, continue o movimento nas laterais internas; passe o pano na borracha da porta — aqui, você pode colocar um pouco mais de força na mão. E, vale resgatar uma velha dica: seque bem!  

 

Chegamos lá!
Depois de organizar os alimentos ali dentro, é só curtir a certeza de que essa cúmplice está pronta para seguir nos acompanhando e dando suporte à uma escolha de vida que, além de saudável, é prazerosa.