Posts

ARQUIVOS


TAGS


PROFISSÃO: ASPIRANTE A CHEF!

Hoje se tornou muito comum e fácil encontrar receitas e guias de culinária na internet para quem não sabe cozinhar. Aqui mesmo no Santo Blog temos um monte de dicas e receitas fáceis e simples, né?  Mas a gente esquece que pra quem não tem intimidade com a cozinha não é tão simples assim.

Mas, vamos lá, você não é chef e, para se lançar nessa jornada, tem que ter paciência. Possivelmente você não vai estar preparado e vai ter de se virar com uma faca serrilhada, uma tábua meio torta, uma panela velha que gruda e isso já está ótimo, pra começar.

Algumas dicas são técnicas fundamentais e às vezes até óbvias, mas a gente esquece que é um bicho de sete cabeças pra quem está pisando na cozinha pela primeira vez.

Antes de se aventurar nas receitas, o importante é aprender a cortar e separar os ingredientes. Descascar e cortar legumes é um ótimo exercício e reflete diretamente na qualidade do seu prato. É com a prática que você vai aprendendo os segredos, e assistir vídeos no YouTube podem te ajudar 😉

Tá bom, é muito fácil quando você tem facas afiadas, panelas com a camada antiaderente intactas e um processador de alimentos prontinho, ligado na tomada – como nos tutoriais que assistimos na internet. Mas essas ferramentas são caras e o mesmo princípio dessas técnicas serve para praticamente qualquer utensílio que estiver à mão. E convenhamos que a sensação de descobrir como cortar os legumes bem picadinhos com uma faca horrorosa é até mais gostosa.

O primeiro sentido que a sua nova prática vai exercitar é o olfato. Pelo cheiro só não dá pra testar o sal, mas o resto está todo ali. É por isso que é importante experimentar. Com isso você vai adquirindo mais repertório e sensibilidade aos sabores. Você vai errar? Com certeza! Vai deixar queimar, salgar demais, deixar empelotar, exagerar na pimenta, grudar, murchar. Tente de novo.

Pode ser que a última apuração de sentidos seja o da visão. O paladar você vai aprimorando conforme prova o que cozinha; o tato melhora conforme você apalpa os vegetais no mercado (parte importante desse processo); a audição, não precisa nem dizer: é deixar a panela bem quente e, quando soltar os ingredientes no óleo: “tsss” – você passa a perceber se o prato está no ponto pelo som.

Provavelmente nas primeiras vezes não vai ficar muito bonito, mas não é de se preocupar se você não chegar a este ponto, sabe? Na maioria das vezes é o sabor que importa. Para se aventurar o lance é apenas tomar cuidado com os falsos fáceis e ir fundo nos falsos difíceis, mas nunca ter medo da cozinha. Afinal, o maior segredo é preparar tudo com carinho, e o prazer de comer é ainda maior quando você se diverte cozinhando uma receita do zero.